O Papel dos Multiplicadores de Compliance

Por Adriana Dantas, Marina Nicolosi e Eloísa Gomes

No contexto dos programas de compliance e integridade, uma função bastante útil e muito efetiva para a transmissão de conteúdo e capilarização de compliance é a dos multiplicadores. Esses “embaixadores” ou “guardiões”, como normalmente são referidos, são colaboradores que se engajam voluntariamente como disseminadores da cultura de integridade, promovendo a interlocução entre os diversos públicos internos e a área de Compliance.

Os multiplicadores constituem uma forma eficaz de sensibilizar colaboradores mais distantes da realidade formal do programa, na medida em que eles normalmente estão familiarizados com os costumes e hábitos das localidades. Desta forma, os multiplicadores – especialmente quando treinados para tanto – são capazes de identificar situações e orientar (dentro de certos limites) o canal mais adequado para endereçamento de questões, além de servirem como exemplo de integridade e como fonte de dados que podem contribuir e aprimorar o programa de compliance.

Um programa de multiplicadores de compliance, com capacitações, encontros e trocas periódicas, tem o condão de surpreender e alavancar as ações de integridade, podendo, inclusive, estar aliada a outras iniciativas, como sustentabilidade, saúde e segurança.