Como assegurar uma cultura compliant?

Por Adriana Dantas, Marina Nicolosi e Eloísa Gomes

Neste novo Insight de Compliance, propomos uma reflexão sobre a importância da cultura de integridade para a efetividade do programa de Compliance e listamos 4 principais frentes a serem implementadas:

Comunicação Assertiva: A dedicação de tempo e energia para impactar os colaboradores assegurará a comunicação adequada, clara e acessível. Vale notar que a comunicação efetiva, para fins de Compliance, é uma via de mão dupla, de forma que a contribuição dos colaboradores para com o programa gera ainda mais engajamento.

Treinamento Periódico: um bom treinamento gera capacitação, ou seja, prepara os colaboradores para agir conforme a conduta ética e valores da empresa. Por esta razão, ter empatia com cada público, contar com a presença da liderança e ser prático são fundamentais na tarefa de capacitar. Além disso, treinar exige constância, por isso, novos conteúdos e formas criativas de abordagem favorecem a adesão aos treinamentos.

Aproveitamento Estratégico do Canal de Denúncias: esta ferramenta é um dos melhores termômetros da cultura da empresa: se é ou não utilizado, se mais em uma do que em outra unidade. Além disso, o tipo de assunto trazido ao conhecimento da empresa via canal de denúncias também é uma fonte para aprimoramentos comportamentais.

Presença da Liderança: renomados estudos evidenciam como a cultura do ambiente influencia o comportamento das pessoas. A presença e a atitude de líderes éticos, transparentes e abertos ao diálogo, traduzida em mensagens, empoderamento, robustez nas decisões, sem dúvida transmitem ao todos qual é o direcionamento a ser seguido, com o condão de naturalmente excluir aqueles que não se encaixem.

Uma cultura compliant sólida é composta por colaboradores com valores e comportamentos confiáveis que podem até mesmo dispensar a rigidez absoluta de controles.