25/11/2020
Por Adriana Dantas, Marina Nicolosi e Eloísa Gomes
O Selo Pró-Ética visa incentivar empresas a adotarem voluntariamente um programa robusto e medidas de integridade com o fim de prevenir, detectar e remediar prontamente atos ilícitos como fraudes e corrupção. Além de ser um diferencial na competitividade de mercado, trazer publicidade positiva e elevar a reputação de empresas de todos os portes e o nível de confiança do mercado em suas atividades, o Pró-Ética assegura credibilidade através do reconhecimento público internacional do comprometimento das empresas com práticas anticorrupção (o resultado da edição de 2018-2019, por exemplo, foi apresentado na 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, que contou com representantes dos EUA, França, Colômbia, Peru e Espanha, além de diversos nomes e autoridades relevantes brasileiros).
O processo de avaliação do programa de integridade das candidatas pelo Comitê Pró-Ética, formado por membros da CGU, do Instituto Ethos de outras nove instituições, atravessa os pilares de: (i) Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; (ii) Políticas e Procedimentos; (iii) Comunicações e Treinamentos; (iv) Canais de Denúncia e Remediação; (v) Análise de Risco e Monitoramento; e (vi) Transparência e Responsabilidade Social. Como todas as respostas exigem embasamento e evidências, o planejamento e preparação das empresas, especialmente nesta atual fase de inscrições, é fundamental.
Como consequência, todas as empresas – bem-sucedidas ou não – recebem uma devolutiva do Comitê com pontos reconhecidos positivamente e, principalmente, tópicos a serem aprimorados, o que representa sugestões da maior autoridade especialista no assunto no Brasil e, principalmente, possibilita alavancar internamente as medidas necessárias para o aprimoramento do programa pelos profissionais de compliance responsáveis. Complementarmente, o sucesso no Selo Empresa Pró-Ética pode ser um indicador importante quanto à conduta da empresa em termos de “ESG – Environmental, Social and Governance”, atraindo investimentos concretos para a companhia que evidencia suas práticas sustentáveis quanto ao meio-ambiente, social e governança.
Empresas tem até 29/01/21 para se inscreverem no Empresa Pró-Ética, válido para o biênio 20-21. Trata-se do reconhecimento nacional mais relevante e de credibilidade na área de integridade, já que é uma iniciativa da Controladoria Geral da União junto ao Instituto Ethos.